quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Juhitch

No post anterior, falei que iria registrar aqui minhas primeiras impressões de Sydney. No entanto, resolvi dividir com vocês o “drama” que vivemos aqui durante nossos primeiros cinco dias. Muita gente vai se surpreender porque esperamos pra ver como tudo se resolvia antes de fazer alarde. E, como tudo terminou bem, aqui estou pra contar uma história da qual um dia ainda vamos rir muito.

Logo no primeiro dia em Sydney, Juju conheceu seu primeiro amigo: um médico. Em torno de sete horas após ter chegado, estávamos no shopping quando, do nada, os lábios dela começaram a inchar absurdamente. E foi assim que fizemos nosso primeiro tour na cidade: uma visita ao centro médico mais próximo. Foi diagnosticada uma reação alérgica a não sei o quê, vinda não sei de onde (provavelmente algo que ela comeu). “Adoro” quando os médicos são tão precisos assim... O importante é que ela foi medicada, sua boca foi desinchando e aos poucos ela foi perdendo a aparência de Hitch (se não assistiram ao filme “Hitch, Conselheiro Amoroso” assistam que entenderão a gravidade da situação).

Já na quinta-feira, tivemos um dia perfeitamente normal, que aproveitamos pra ajeitar nossa casinha. Eis que na madrugada de quinta pra sexta, Juju acorda às duas da manhã com uma reação alérgica que voltou ainda pior. Agora pescoço, braços e costas estavam cheios de placas vermelhas, como urticárias. No desespero, ela ligou pro Brasil pra saber como cancelar o curso (que começaria na segunda), trocar passagens e voltar pra casa! E, como estava de madrugada e ela se sentia bem, optamos por esperar amanhecer para voltar no médico. Mais tarde viríamos a saber que o mais correto teria sido ir direto para a emergência de um hospital.

Na sexta de manhã, agora com a alergia espalhada por praticamente todo o corpo, consulta de emergência com um outro médico. Esse diagnosticou alergia ao pólen das flores, fato que costuma ser comum nessa época do ano aqui na Austrália. Que ótimo: Juju agora não poderia nem sair na rua?! Mais uma vez medicada, ela foi melhorando, mas os remédio lhe davam um sono absurdo. Resultado: meus primeiros passeios por aqui foram sozinha, até mesmo pra espairecer um pouco, pois, apesar da aparente calma, estava super preocupada com minha amiga e tensa com relação à sua decisão de continuar aqui ou ir embora.

Na terça dessa semana, foi a última (se Deus quiser) e decisiva consulta. O médico (o mesmo que nos atendeu da primeira vez) tornou a afirmar que isso era reação a algum alimento, o que de certa forma nos tranquilizou. Reduziu a medicação e deu novas orientações para o caso de uma nova crise. E, na falta de garantias da alergia poder voltar ou não, e depois de muito papo avaliando prós e contras, Juju finalmente resolver ficar. Agora já quase 100% também. Viva!

Bom, passado toda o drama, a parte boa é que nosso vocabulário de terminologias médicas em inglês aumentou muito. Até nomes de genéricos já sabemos! Mas o fato é que finalmente agora nossos dias começaram a ficar normais: estamos estudando e começando a planejar nossos fins de semana e tempos livres para aproveitar cada segundo dessa experiência que com certeza será maravilhosa!

Por último e já introduzindo o assunto do próximo post (agora de verdade), minha primeira boa impressão: as pessoas que trabalham com a venda de remédios nas farmácias são muito bem preparadas! Não apenas vendem como no Brasil, mas também se preocupam em entender o que está acontecendo com o paciente e explicar claramente a finalidade e a forma de tomar o remédio. Sem contar com a educação, mas isso fica pra depois. Tem muita coisa boa para ser dita!

6 comentários:

Patricia Ramos disse...

Meu Deus!! Que susto!!! Mas sempre acontece uma coisinha assim para deixar mais emocionante a experiência!! Espero q ela esteja já 100% e que vocês possam curtir muito!! Fiquem bem!!! bjos

Anônimo disse...

Amigas, que susto!!! La na espanha tb existe uma "doença de primavera" que são alteração psicologicas e alergicas por conta do aumento das temperaturas e claro, do pólen das flores. Isso lá e muito comum, mas quando uma pessoa sofre de alguma alergia, é pior!
Melhoras pra Ju! Sorte ai gatas.
Ah, e vc, gostou das fotos? Beijos

Julia Paula disse...

Ohhhhh quanta emoção!!!!! Que loko isso de alergia, hein?!
Adorei os posts... depois vou visitar o orkut para ver as fotos!!!!
Bjokasssss!!!!!!!!!!!!!!

Taíza disse...

Pacote completo esse hein!!! Estamos aguardando novas emoçoes, Ray!!!
Mas por favor nada tão sério assim!!! Saudadesss! Bjs na Ju!

Unknown disse...

Que sustoooo!! Mas estamos sujeitas a isso né?!
Manda beijo p Ju!! E nada de pólen!! rs

Carolina Esteves disse...

Que susto!!
Mas olha, por experiência própria eu aconselho: sempre que alguém tiver reação alérgica, corra para o médico. Uma das coisas que pode acontecer é um edema de glote. Sei disso pois eu sou a rainha da alergia e já virei muita noite no hospital à base de Fenergan...be carefull!
Aguardando novidades... =)
Beijinhos da amiga, Carol.