quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Menina-dos-olhos

Este post já era pra ter saído há muito tempo, quando, recém-chegada em Sydney, comecei a ter minhas primeiras impressões daqui. Pois bem, quase quatro meses já se passaram (como é rápido!) e, apesar do atraso, acho que agora vai ser até melhor porque tenho muito mais o que falar sobre a cidade que me conquista um pouquinho mais a cada dia.

Não sei se é porque estou num país diferente, e, portanto, mais atenta a tudo à minha volta, mas a impressão que tenho aqui é que o tempo todo estou sendo ‘bombardeada’ com muita informação visual. Muito parecido com o que achei da Inglaterra também. E, como designer, fico ainda mais atenta a tudo. Aliás, por falar em design, como o Rique Nitzsche, meu professor da pós, nos alertou há tempos, aqui já vemos a sustentabilidade como uma preocupação natural. Só pra citar três exemplos: apesar de não vermos muitas latas de lixo, as ruas são impecavelmente limpas. Jogar uma guimba de cigarro no chão pode até dar multa. Nos mercados quase todo mundo já leva suas próprias ‘ecobags’ de casa pra evitar o uso exagerado de sacolas plásticas. E, na Target, uma famosa loja de departamentos, chega-se ao ponto de cobrar por cada sacola plástica utilizada para carregar as compras, com certeza também numa tentativa de evitar o desperdício. Por último, e talvez o que mais tenha me chamado atenção, em todos os banheiros as descargas vêm com duas opções de botões para apertar (não preciso nem explicar em que situação usar cada um, né?). Uma medida simples, mas que com certeza ajuda a evitar o desperdício de água.

Sustentabilidade à parte, vamos falar das pessoas, que quase sempre são as grandes responsáveis por fazer a fama de um lugar. E Sydney leva a sério a fama de ser alto-astral. Embora seja um importante centro comercial da Austrália, a formalidade do mundo dos negócios não a faz perder seu estilo de vida totalmente descontraído. O povo, alegre e hospitaleiro, torna a cidade ainda mais apaixonante. Bem verdade é que metade dos 4 milhões de habitantes da cidade é estrangeira e com uma simples caminhada pelo centro percebe-se como australiano é artigo em falta por aqui. Desde a minha chegada só conheci três: sendo que dois deles não são originalmente de Sydney. Além disso, vejo tanto muçulmano e, principalmente, oriental que às vezes me pergunto se estou mesmo na Austrália. Sem contar com os brasileiros que também estão em toda parte e são facilmente identificáveis: é sempre o grupo mais animado, falando mais alto. Aliás, falar que é brasileiro aqui é ter a certeza de receber um belo sorriso de volta e começar um daqueles papos sobre as maravilhas da nossa terra. É impressionante como os gringos adoram o Brasil, apesar da violência também ser mencionada constantemente.

Continuando a falar sobre pessoas, ainda me surpreendo com a educação da maioria que encontro dia a dia, nos mais diversos lugares. Pra começar, em qualquer escada rolante da cidade, se você não está com pressa, pare somente do lado esquerdo para deixar o caminho livre para os mais apressados. As pessoas de fato respeitam isso. Os motoristas de ônibus então são uma caso à parte: extremamente educados, andam somente nas ‘buslanes’ especificadas, esperam pacientemente a entrada e saída de cada passageiro e ninguém reclama. Isso quando eles não saem de seus postos para ajudar algum cadeirante ou alguma mãe com carrinho de bebê. Aliás, vale destacar aqui que todos os ônibus têm bancos móveis, que são lugares especiais reservados para essas pessoas. Há também um compartimento para colocar pertences mais pesados para que as pessoas não precisem ficar se equilibrando com mil bolsas e sacolas. Basta pegar no mesmo local antes de sair do ônibus. E nem preciso dizer que nada desaparece, né? Ah, sim, e tudo isso funciona também porque há limite máximo de passageiros permitidos em pé e o motorista nem sequer para no ponto se esse número já tiver sido atingido. Bem diferente das ‘sardinhas enlatadas’ do Brasil. Outro lugar que me chamou atenção pela educação das pessoas foram os supermercados. Sempre tem um funcionário pronto pra te ajudar a encontrar um produto, além do momento de pagar, quando você sempre é recebido pelo caixa com um ‘how are you today?’. Bem verdade é que caixas com pessoas aqui estão sendo gradativamente substituídos por auto-caixas, em que o consumidor registra toda sua compra sozinho, coloca nas sacolas, paga e vai embora. E alguém coloca algum item na sacola sem pagar? Claro que não!

Mais algumas curiosidades locais, merecem destaque: se você estiver na praia e ouvir uma sirene, saia logo do mar. É um aviso de que algum tubarão provavelmente conseguiu passar a rede de segurança submarina e se aproximou da praia mais do que deveria. Mas nada de pânico: é só sair, esperar um tempo e voltar. Para garantir que nada aconteça há salva-vidas na areia orientando os banhistas e helicópteros e barcos fazendo todo o monitoramento da região. Aliás, os sinais de travessia de pedestres aqui também funcionam com sirenes, que disparam como se estivessem liberando uma ‘boiada’ para atravessar a rua. Chega a ser engraçado! Outra coisa que me chama atenção aqui é uma ‘cultura do exagero’, às vezes meio parecida com a americana. Tudo que é besteira que você vai comprar vem acompanhada de uma promoção do tipo ‘leve 2 e pague 1’, com um preço muito melhor do que se você comprasse apenas um item. E você acaba comprando, mesmo sabendo que não precisa de outro chocolate pra satisfazer sua vontade de doce, por exemplo. Isso sem contar que é sempre mais barato comprar ‘junkie food’ do que ter um almoço saudável. E por falar em exagero, nunca vi um povo pra beber tanto! Olha que as regras para consumo de álcool aqui são extremamente rígidas: nada de consumo na rua ou na praia, só se compra bebida alcoólica em ‘bottle shops’ e, se você estiver em um bar ou boate, e o garçom achar que você já bebeu demais, ele tem o dever de parar de te servir ou pode colocar em risco seu emprego ou mesmo arrumar uma multa pro estabelecimento. E, se você achar ruim, azar, pode acabar expulso do local – acreditem, já vi isso acontecendo com pessoas próximas.

O agitado centro da cidade de Sydney não deixa nada a desejar à loucura do centro do Rio de Janeiro, mas é muito mais bem cuidado e de longe muito mais bonito também, com suas ruas largas e arejadas e um mix inusitado de arquitetura antiga com moderna. Mas, como carioca, o que ainda me impressiona mais é a segurança, Aqui ninguém se preocupa em segurar a bolsa fortemente pra evitar o roubo por algum trombadinha. Aliás, não existe pivete aqui, existem sim alguns raros pedintes, que ficam sentados segurando plaquinhas explicando os motivos de estarem pedindo dinheiro. O que pode irritar um pouco é a quantidade de pessoas distribuindo papeis e parando os pedestres pra pedir contribuição pra alguma instituição de caridade ou pra fazer propaganda de algum produto. Mas até isso às vezes pode ser benéfico quando um bar, por exemplo, coloca uma de suas garçonetes na porta do estabelecimento oferecendo experimentação gratuita de suas comidas ou bebidas. Uma boa forma de atrair novos clientes. 

Enfim, impressões pessoais à parte, se após ler tudo isso, alguém ficar com vontade de conhecer a cidade que será minha eterna segunda casa, não pode deixar de ir às praias de Bronte Beach, Manly, Watson’s Bay, Seal Rocks – um pouco afastada de Sydney – e, a minha preferida e onde tenho a felicidade de morar agora, a famosa Bondi (lê-se ‘bondai’) Beach. A noite australiana deixa um pouco a desejar e quase sempre termina bem cedo, mas é bem verdade que existe programação em qualquer dia da semana que se queira sair. Então, não poderia deixar de citar The Gaff às terças, Side Bar às quartas e Argyle às sextas, bares / boates que com certeza já marcaram minha temporada em ‘Sydnelson’. E, nos dias sem praia, o que não faltam são lugares imperdíveis: o gostoso bairro de The Rocks, a famosa Opera House junto à Harbour Bridge, a Universidade de Sydney, a confusão do Paddy’s Market e os milhares de parques espalhados pela cidade – destaque para o Hyde Park e o Victoria Park. Sem contar com uma bela caminhada de duas horas pela costa de Coogee Beach até Bondi Beach e no final parar para um chopp no Iceberg, um bar com uma vista incrível de onde às vezes até se avista alguns golfinhos – eu tive essa sorte. E, por último, meu lugar preferido de Sydney: Darling Harbour, que seja dia ou seja noite é simplesmente fascinante! É como a vista da Enseada de Botafogo, com o Pão de Açúcar ao fundo, no meu saudoso Rio de Janeiro: não importa quantas vezes eu passe por lá, sempre ficarei encantada. Enfim, como li em uma revista por aqui, “a menina-dos-olhos da Austrália é, sem dúvida, um lugar mágico para se conhecer”.

11 comentários:

Carolina Esteves disse...

Amiga,
AMEI o seu texto!
Como você escreve bem!
Já acho Sydney o máximo sem conhecer a cidade, e agora fiquei mais encantada ainda. Vou mandar o link para o Fabio, ele vai amar toda a parte de sustentabilidade. Acho isso fundamental para acompanharmos as mudanças que estão acontecendo no mundo e conseguirmos nos mantermos vivos no futuro. Todos os países deveriam investir mais na conscientização da população e em novas formas de adaptação aos novos tempos.
Muito obrigada pelo seu carinho com a Giulia. Nunca vou me esquecer que foi você quem deu o primeiro sapatinho vermelho dela!
Quando voltar, me avisa!
Ah, eu sempre falo de vc com a Ana!
Beijinhos!

Unknown disse...

Amiga, a maneira que vc descreve os lugares, coloca sua percepção sobre as coisas e as sensações vividas faz a gente que tá aqui longe se sentir ai do seu lado vivendo tudo isso com vc. Deve realmente estar sendo maravilhoso viver tudo isso!! Dá pra ver pelo texto como vc se apegou a cidade e se sentem em casa ai! Adorei o texto e adorei tb conhecer mais a sua "segunda casa"!!
Acho que vou realmente ter que matar essa pendencia de conhecer a austrália algum dia!! rs
saudades,
bjs

Julia Paula disse...

Ahhhh lindo!!!! Estou aqui morrendo de vontade de dar "um pulinho" aí... e vem cá... se essa história de designer um dia te cansar, vira jornalista!!!
Que você continue vendo e vivendo muita coisa boa por aí, mas que volta a dar "um pulinho" aqui qq dia desses!!
Bjs Flor!!
Ju

Paulinha disse...

amiga, adoreiii o texto!!! e a maioria das coisas q vc ve e vive por ai eh o q eu tb vejo e vivo por aqui! a seguranca, a limpeza, as bolsas plasticas, o fato das pessoas ficarem de um lado da escada rolante pros papressadinhos passarem pelo outro... so nao posso dizer o mesmo da educaçao das pessoas pq nego aqui eh mto sem noçao!!! mas acho tudo o q nos surpreende eh tipico do primeiro mundo... de como o mundo deveria funcionar e de como as pessoas deveriam conviver... mas nao ha como nós, nascidas e criadas no mundo subdesarrollado, nao nos surpreendermos! aqui nao tenho praia, mas tenho dois lugares q amoooo: o parque do retiro e o templo de debot... pena q a correria do dia-a-dia nao me deixa tempo pra passar por lá mais tempo... ah, e nao posso criticar a noite madrileña... é incrivel!!! se quiser tomar 5 drinks de graca, entrar em quantas boates quiser sem pagar numa só noite, voltar pra casa bebada e dormir sem gastar um eurinho sequer... vc pode!!!! em madrid, si tu quieres, tu puedes!! e nao to exagerando... saudades mil!! bjocas, paulinha cha

Tei disse...

Como eh bom ler tudo isso amiga!!! Tah chegando a minha hora... ficha zero caindo!!! Nem to sentindo ainda! Mas daqui a pouco... quero nem pensar!
Queria muito viver isso com vc por perto e por mais tempo!!! Ter essas sensacoes e conhecer minha nova terrinha com uma guia especial e super sensivel a cada pedacinho como vc!!! Mas independente do tempo, tenho certeza que iremos curtir muito!!!
Te vejo dia 09/04!!! Ops.. leve friozinho!!! Pronto passou! rsrs. Bjsssssssss

Anderson Domingos disse...

Manero Raíssa. Deu vontade de ir mais rapidamente para a Oceania.
As pessoas realemnte fazem os lugares. Reconheci muitas semelhança com o povo de Berlim.

bjS

Patricia disse...

Oi Raíssa....fiquei admirada com sua " menina dos olhos"...ainda não li o restante do blog...vc descreve de forma em que me senti aí...pude "viajar" em sua "matéria" sobre Sidney.
Mais ainda em saber que está feliz e conhecendo um lugar tão fantasticamente EDUCADO!!!!
Falarei deipois em outros comentários...deixo aqui meu beijo e contentamento! Seja sempre feliz! patrícia

Unknown disse...

Raíssa querida,
só hoje tive a calma necessária para ler seu post e fluiu tão rápido que penso até que nem precisava ter reservado uma hora tão calma para lê-lo! Vc escreve muito bem!
Adorei suas impressões de Sydney, sinceramente fiquei louca de vontade de conhecer, estou encantada! Quanta coisa boa, quanta tranquilidade, quanta segurança, quanta educação e quanta beleza!! Delícia, hein?!
Querida, tudo de muito bom pra vc, que vc continue sendo muito feliz e cada vez mais empolgada com suas descobertas.
Muuuito obrigada por compartilhar comigo, adorei seu blog!
Um grande beijo, saúde e sucesso sempre!
Cris

Anônimo disse...

OI Raíssa querida
Saudades de vc...., que bom que estás amando este lugar,pelo que escreves é TUDO DE BOM,isso que é uma cidade maravilhosa!!! Curta bem este lugar lindo, estes momentos tão especiais, e parabéns pois vc escreve maravilhosamente bem.
bjs com muito carinho
Marga

Patricia Ramos disse...

Lendo seu post é impossível não querer viajar para Sidney e como eu sempre sonheir conhecer a Austrália... já viu né??? Se pudesse pegava um vôo agora mesmo e te encontraria aí... Aproveite MUITO TUDO!!!!! E escreva logo novos posts... bjs Patyça

Luiza disse...

Raissa! nossa, nessa de preparativos para minha viagem, não sei pq resolvi ver se a Paulinha ainda escrevia alguma coisa no blog dela e vi um link para o seu! Adorei ler seu texto, muito boas lembranças! Não morei em Sydney mas praticamente tudo que vc falou eu vivenciei tb! essa questao de sustentabilidade já era forte desse jeito quando eu tava lá, em 2005! infelizmente, ainda estamos anos luz por aqui... Muitas saudades da Austrália e daqueles dias...! Beijos! Lu (terradonunca!)